Algumas vezes é perceptível que o cabelo está com aspecto não saudável, ou seja, os fios estão opacos, com frizz, ressecados, desalinhados, porosos, com pontas duplas, elásticos e quebradiços.
Entretanto, precisamos analisar com profundidade o cabelo para identificar suas características e dar um diagnóstico claro. Desta forma, se faz necessário montar um cronograma de tratamento e utilizar produtos de qualidade, para que o cabelo mesmo passando por processos químicos, seja saudável, como da foto abaixo:
A porosidade dos fios indica a quantidade de água e nutrientes que o cabelo está absorvendo, ou seja, o quanto da hidratação o seu cabelo está retendo. Quando a porosidade do fio está alta, a cutícula do fio está muito aberta, causando: ressecamento, frizz e quebra.
Classificação de porosidade
Existem três níveis que podemos classificar a porosidade dos fios: baixa, normal e alta. Abaixo vamos falar sobre cada caso respectivamente:
Baixa porosidade: não absorve facilmente produtos químicos ou água (hidratação). Isso porque as cutículas do cabelo são bem fechadas e juntas. Alguns são mais difíceis para penetrar ativos de transformação e coloração. Neste caso, os tratamentos de hidratação são os mais indicados.
Porosidade normal: absorve bem produtos químicos e absorve facilmente água (hidratação). Não tem pontos negativos, significa que o cabelo está equilibrado, ou seja, não carece de processos intensos de recuperação. Então, usa-se com mais frequência a etapa de nutrição e, como complemento, a umectação.
Alta porosidade: esse tipo de cabelo está em condição bem fragilizada. Normalmente suas cutículas são bem levantadas e muitas vezes danificadas. Absorve muita água, mas também perde em velocidade maior, geralmente tem muito frizz é quebradiço e tem a aparência ressecada. A maioria dos cabelos se encontram nessa condição. Desta forma, é ideal foca em reconstrução, pois os cabelos estão muito ressecados. Cabelos que apresentam esse aspecto são, principalmente, aqueles que passaram por processos químicos e/ou colorações, por exemplo.