fbpx

23 de agosto de 2021

2 minutos de leitura.

A importância da melanina para os cabelos.

Mas afinal, o que é a melanina?

A importância da melanina para os cabelos é muito vasta. Contudo, de modo geral, a melanina é o pigmento responsável pela cor da pele, dos olhos e dos cabelos dos mamíferos. A cor dos cabelos varia em função dos diferentes níveis do pigmento. As cores mais naturais no ser humano são basicamente as seguintes: loiros, castanhos, ruivos e pretos. Os cabelos brancos apresentam a falta de melanina, o que pode ocorrer com o envelhecimento ou por alguma doença, como o albinismo por exemplo.

 

Contexto histórico

A pele dos africanos era chamada de “caras queimadas” pelos gregos, sendo comparada ao carvão, uma forma preconceituosa de se referir à tonalidade das peles mais escuras. Desta forma, antigamente, muitas pessoas enxergavam a melanina como uma espécie de “sujeira” biológica, porque não entendiam a real função dela e nem porque ela geralmente estava ligada a povos que viviam em baixas latitudes. Contudo, no século XX, a ciência biológica se popularizou e as pessoas começaram a entender que a tonalidade escura da pele, na realidade é uma proteína que absorve muita luz do sol, causada por uma angulação da molécula.

 

Qual a relação da melanina com o cabelo?

A melanina é encarregada pela pigmentação do cabelo, da pele e dos olhos. Além disso, tem a responsabilidade de proteger contra os raios ultravioletas (UV) emitidos pela luz do sol, e nós já sabemos o quanto o sol pode ser nocivo aos fios. Desta forma, quando existe perda de pigmentação, podemos concluir que existe um baixo nível de melanina.

A melanina tem duas principais classes: eumelanina que tem cor castanha ou preta, a quantidade de melanina é mais elevada em pessoas de pele e cabelo escuro, desta forma, eles têm mais proteção contra a radiação solar e a feomelanina acontece quando a pessoa tem a pele avermelhada ou amarelada. Pessoas de pele clara estão menos protegidas contra os raios UV, porque tem níveis de eumelina baixos.

 

Quanto mais produção de melanina, melhor para quem tem cabelo escuro, assim a cor original do cabelo é conservada e os fios permanecem saudáveis. Contudo, os raios solares ainda são nocivos ao cabelo, por isso use sempre um protetor térmico, assim seus fios vão ficar brilhantes e saudáveis!

 

Ficou interessada em proteger seus cabelos? Então clique aqui e compre nosso Intense Shine, que é um fluído termoativado de brilho intenso e alta proteção, clique aqui e saiba mais sobre o produto.

Siga a gente nas redes sociais:
Instagram, clique aqui.

Facebook, clique aqui.

Youtube, clique aqui.

Pesquisar
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

CATEGORIAS

VOLTAR AO BLOG

MAIS

NOTÍCIAS

Inspire-se! Dos anos 50 até os dias atuais

Inspire-se! Dos anos 50 até os dias atuais. Entender sobre...

A Importância da Análise Capilar!

O que é a análise capilar? A análise capilar e...

Reconstrução SOS para Cabelos Fragilizados

A Reconstrução SOS da Intense Mix, direcionada para cabelos fragilizados,...

Ver todas